top of page

PUBLICAÇÕES

Este livro, “Práticas Compartilhadas: Caderno de apoio ao Professor de Matemática, organizado pela Professora Wanderleya Nara Gonçalves Costa é dedicado a professores de matemática da Educação Básica em exercício e a professores em formação inicial nas Licenciaturas em Matemática. Ele foi produzido sob a certeza de que os Educadores Matemáticos valorizam a busca por novos caminhos e olhares acerca da aprendizagem matemática.

 

As reflexões e as atividades que constam nesta obra procuram trazer subsídios, sobretudo práticos, para a formação inicial e continuada de professores de matemática, sugerindo um trabalho reflexivo e investigativo com uso de diferentes mídias, de jogos, de materiais estruturados, entre outros. Espera-se que ele possa servir de apoio ao professor que se interessa por trabalhar com Laboratório de Ensino de Matemática. 

 

Este livro surgiu de uma parceria entre o LEMA e o CEFAPRO/BG no desenvolvimento de um projeto de pesquisa com interface com a extensão e financiado pela FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso).

 

Para referência:

COSTA, Wanderleya N. G. (org). Práticas Compartilhadas: caderno de apoio ao Professor de Matemática. Goiânia: Kelps, 2010. (Coleção Laboratório de Educação Matemática)

Estes são os primeiros exemplares da revista "Primeiro Escritos em Educação Matemática", que é uma publicação anual do LEMA editada pelo NUPFEM e que objetiva divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos seus membros (bolsistas do PET, do PIBID, de extensão, estudantes das disciplinas de Estágio Supervisionado, entre outros).

 

Na realização destes trabalhos buscamos congregar atividades diversas, que levem, inclusive, o professor em formação inicial a perceber melhor a sala de aula como local permeado pelas dimensões culturais, pelas representações sociais, pela afetividade e pelo imaginário de cada um. Então, concebe-se que, em suas atividades, o licenciando deva formular hipóteses, confrontar estudos teóricos com a realidade, problematizar o cotidiano, propor soluções – exercitar, enfim, a prática de um professor pesquisador, reflexivo, crítico, multidimensional, competente, capaz de responder às necessidades de uma prática multifacetada e complexa, que é a ação docente.

 

Neste contexto, tem sido comum que os estudantes se envolvam em atividades de ensino, pesquisa ou extensão e que exponham, de forma escrita e oral, suas vivências e reflexões – sobre sua própria prática ou a de outros professores.  São algumas dessas produções escritas que são publidadas neste periódico científico que, a cada ano, dará a conhecer as produções de licenciandos em Matemática do Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso.

O Jornal Integração Docente tem como objetivo promover a integração entre a própria comunidade universitária do campus do Araguaia e entre esta e os professores da Educação Básica, daí o nome Integração. A segunda parte do nome, isto é, a palavra Docente, refere-se ao fato de que o jornal é dedicado, principalmente a professores. Nela serão veiculados notícias, artigo, entretenimentos educativos e entrevistas com professores da área Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, além de divulgação dos eventos acadêmicos e científicos.

bottom of page